Lista de Favelas



Algumas das comunidades e complexos que compõem nosso lindo estado!

Placeholder --- Acari

Acari é um bairro de classe baixa e classe média baixa da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz limites com os bairros Pavuna, Costa Barros, Coelho Neto, Parque Colúmbia e Irajá.

9 mins
Placeholder --- Cidade de Deus

Cidade de Deus é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi, por muito tempo, considerado uma das regiões mais perigosas da cidade, devido a constantes confrontos nas favelas da área. A região era um sub-bairro que pertencia ao bairro de Jacarepaguá, mas, por decreto municipal, foi desmembrada de Jacarepaguá, e tornou-se oficialmente o bairro Cidade de Deus. No local encontra-se uma das maiores e mais violentas favelas do Rio, a Comunidade Cidade de Deus.

9 mins
Placeholder --- Morro da Mangueira

Mangueira é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.É administrado pela subprefeitura do Centro e Centro Histórico e pela Região VII - Grande Bairro Imperial, uma das cinco regiões a compor a subprefeitura do Centro e Centro Histórico com a qual possui uma estação de trem. Seu grande atrativo é escola de samba Estação Primeira de Mangueira e Quinta da Boa vista.

9 mins
Placeholder --- Favela de Manguinhos

Manguinhos é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É conhecido por abrigar o Pavilhão Mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz e um dos únicos prédios em estilo neomourisco no Brasil. O bairro também é conhecido por seus altos índices de violência e por abrigar inúmeras favelas. Encontra-se próximo ao bairro de Bonsucesso, às margens da Avenida Brasil e da Linha Amarela, e é cortado pela Avenida Leopoldo Bulhões e pelo ramal ferroviário de Saracuruna.

9 mins
Placeholder --- Parada de Lucas

Parada de Lucas ou simplesmente conhecido como Lucas, é um bairro na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua favela integra o conhecido Complexo de Lucas/Israel, um conjunto de comunidades, que vai de Vigário Geral à Penha Circular. O complexo conta com uma população de 140.000 habitantes.

9 mins
Placeholder --- Rocinha

A Rocinha é uma favela localizada na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Destaca-se por ser a maior favela do país, contando com cerca de 100 mil habitantes. A região passou a ser considerada um bairro e foi delimitada pela Lei Nº 1 995 de 18 de junho de 1993, com alterações nos limites dos bairros da Gávea, Vidigal e São Conrado.O nome advém de uma fazenda, uma "roça" que, na década de 1920, foi tomada pela expansão da mancha urbana. Em 1927, a região foi loteada por Castro Guidas & Cia. A Rocinha foi crescendo sem nenhuma regularização dos terrenos. Em 1970, a favela possuía 130 mil habitantes segundo o IBGE, sendo apelidada como a maior comunidade sul-americana.

9 mins
Placeholder --- Favela da Maré

Acari é um bairro de classe baixa e classe média baixa da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz limites com os bairros Pavuna, Costa Barros, Coelho Neto, Parque Colúmbia e Irajá.

9 mins
Placeholder --- Complexo do Alemão

O Complexo do Alemão, popularmente chamado de Morro do Alemão ou simplesmente Alemão, é um bairro que abriga um dos maiores conjuntos de favelas da Zona da Leopoldina, na Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Durante muitas décadas, foi considerado uma das áreas mais violentas da cidade, porém, desde 2011, o governo do estado vem atuando no bairro através da unidades de polícia pacificadora, o que tem trazido resultados positivos quanto à diminuição dos índices de violência no bairro. Segundo o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, seu Índice de Desenvolvimento Humano era de 0,711, o 126º e último colocado da cidade do Rio de Janeiro.

9 mins
Placeholder --- Jacarezinho

O Jacarezinho é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Neste bairro, também se localiza a favela do Jacarezinho, uma das maiores e mais violentas da cidade. É um bairro com altos índices de violência, principalmente relacionada ao consumo de entorpecentes e ao tráfico de drogas.

9 mins